A linguagem de comunicação convencionada na navegação é o Código Internacional de Sinais (CIS) que informa sobre a interpretação e utilização dos diversos códigos de sinalização como bandeiras.
O Código Internacional de Sinais (CIS) utilizado pela navegação marítima serve de comunicação entre dois ou mais navios.
Letras e bandeiras
Letra
Bandeira
Significado
A
Alfa •-
Tenho um mergulhador na água; conserve-se afastado e a pouca velocidade.
B
Bravo -•••
Carrego, descarrego ou transporto carga perigosa.
C
Charlie -•-•
Sim (Afirmativo).
D
Delta -••
Mantenha-se afastado, estou a manobrar com dificuldade.
E
Echo •
Estou a guinar para estibordo (boreste).
F
Foxtrot ••-•
Estou com avaria; comunique comigo.
G
Golf –•
Necessito de um piloto (prático).
H
Hotel ••••
Tenho piloto (prático) a bordo.
I
India ••
Estou a guinar para bombordo.
J
Juliet •—
Estou com incêndio a bordo: mantenha-se afastado.
K
Kilo -•-
Tenho uma comunicação a fazer.
L
Lima •-•-
Você deve parar sua embarcação imediatamente.
M
Mike –
O meu navio está parado.
N
November -•
Não (Negativo).
O
Oscar —
Homem ao mar.
P
Papa •–•
No porto: todas as pessoas devem regressar a bordo pois o navio vai largar. No mar: pode ser usado por embarcações de pesca para dizer: “Minhas redes podem obstruí-lo”.
Q
Quebec –•-
Peço livre prática (licença para entrar em porto).
R
Romeo •-•
Sem significado (na Marinha Portuguesa esta bandeira poderá significar que o navio está em missão de busca e salvamento (SAR –Search And Rescue), em missão de fiscalização ou a efetuar operações de reabastecimento no mar).
S
Sierra •••
Estou a fazer marcha a ré a toda a força.
T
Tango -
Mantenha-se afastado.
U
Uniform ••-
Vai sobre um perigo.
V
Victor •••-
Peço assistência.
W
Whiskey •–
Peço assistência médica.
X
Xray -••-
Pare as suas manobras.
Y
Yankee -•–
Estou a garrar (arrastar a âncora).
Z
Zulu –••
Peço reboque.
Combinações
As letras poderão ser combinadas adquirindo outros significados. Exemplo de alguns sinais de duas letras e seu significado:
-
-
AC – Estou a abandonar o meu navio
-
AN – Preciso de um médico
-
BR – Necessito de um helicóptero
-
CD – Peço assistência imeadiata
-
DV – Estou à deriva
-
EF – O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado
-
FA – Pode fornecer-me a minha posição?
-
GW – Homem ao mar. Efectue a sua recolha
-
JL – Corre o risco de encalhar
-
NC – Estou em perigo e peço assistência imediata
-
PD – As suas luzes de navegação não são visíveis
-
PP – Mantenha-se bastante afastado de mim
-
QD – Estou a deslocar-me para vante
-
QT – Estou a deslocar-me para ré
-
QU – Fundear não é permitido
-
QX – Solicito autorização para fundear
-
RU – Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade
-
SO – Deve parar o seu navio imediatamente
-
UM – O porto está fechado ao tráfego marítimo
-
UP – Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades
-
YU – Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais
-
ZL – O seu sinal foi recebido mas não compreendido
-
CNPJ: 21.547.528/0001-55
Insc.Mun.: 0.630.368-4
Telefones:
(21) 98137-6540 Tim/WhatsApp
(21) 3908-0887 Comercial
*Caso os números disponibilizados não atendam, poderemos estar embarcados ou em área de sobra no mar, envie sua solicitação via formulário (abaixo) que assim que possível retornaremos. Obrigado!
Curta nossa página no Facebook:
Você poderá também CLICAR AQUI e nos enviar sua solicitação.
Assim que possível, entraremos em contato!
NOTA IMPORTANTE:
Se na data agendada, o tempo não permitir a realização do passeio, podemos reagendá-lo, para uma outra data disponível. O mais importante são as condições marítimas, nem sempre dias de sol querem dizer que se possa navegar, muitas vezes somos obrigados a transferir a data por motivos de ondas altas e ressacas em toda nossa orla e muito reflexo por toda a Baia de Guanabara.
Salvatagem completa, coletes, bóias tipo "macarrão". Segurança total, mestre com muita experiência, prezamos pelo conforto e qualidade no atendimento.
Embarque e desembarque, SOMENTE pelo píer nobre da Marina da Glória!
O Código Internacional de Sinais (CIS) utilizado pela navegação marítima serve de comunicação entre dois ou mais navios.
Letras e bandeiras
Letra
Bandeira
Significado
A
Alfa •-
Tenho um mergulhador na água; conserve-se afastado e a pouca velocidade.
B
Bravo -•••
Carrego, descarrego ou transporto carga perigosa.
C
Charlie -•-•
Sim (Afirmativo).
D
Delta -••
Mantenha-se afastado, estou a manobrar com dificuldade.
E
Echo •
Estou a guinar para estibordo (boreste).
F
Foxtrot ••-•
Estou com avaria; comunique comigo.
G
Golf –•
Necessito de um piloto (prático).
H
Hotel ••••
Tenho piloto (prático) a bordo.
I
India ••
Estou a guinar para bombordo.
J
Juliet •—
Estou com incêndio a bordo: mantenha-se afastado.
K
Kilo -•-
Tenho uma comunicação a fazer.
L
Lima •-•-
Você deve parar sua embarcação imediatamente.
M
Mike –
O meu navio está parado.
N
November -•
Não (Negativo).
O
Oscar —
Homem ao mar.
P
Papa •–•
No porto: todas as pessoas devem regressar a bordo pois o navio vai largar. No mar: pode ser usado por embarcações de pesca para dizer: “Minhas redes podem obstruí-lo”.
Q
Quebec –•-
Peço livre prática (licença para entrar em porto).
R
Romeo •-•
Sem significado (na Marinha Portuguesa esta bandeira poderá significar que o navio está em missão de busca e salvamento (SAR –Search And Rescue), em missão de fiscalização ou a efetuar operações de reabastecimento no mar).
S
Sierra •••
Estou a fazer marcha a ré a toda a força.
T
Tango -
Mantenha-se afastado.
U
Uniform ••-
Vai sobre um perigo.
V
Victor •••-
Peço assistência.
W
Whiskey •–
Peço assistência médica.
X
Xray -••-
Pare as suas manobras.
Y
Yankee -•–
Estou a garrar (arrastar a âncora).
Z
Zulu –••
Peço reboque.
Combinações
As letras poderão ser combinadas adquirindo outros significados. Exemplo de alguns sinais de duas letras e seu significado:
- AC – Estou a abandonar o meu navio
- AN – Preciso de um médico
- BR – Necessito de um helicóptero
- CD – Peço assistência imeadiata
- DV – Estou à deriva
- EF – O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado
- FA – Pode fornecer-me a minha posição?
- GW – Homem ao mar. Efectue a sua recolha
- JL – Corre o risco de encalhar
- NC – Estou em perigo e peço assistência imediata
- PD – As suas luzes de navegação não são visíveis
- PP – Mantenha-se bastante afastado de mim
- QD – Estou a deslocar-me para vante
- QT – Estou a deslocar-me para ré
- QU – Fundear não é permitido
- QX – Solicito autorização para fundear
- RU – Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade
- SO – Deve parar o seu navio imediatamente
- UM – O porto está fechado ao tráfego marítimo
- UP – Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades
- YU – Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais
- ZL – O seu sinal foi recebido mas não compreendido
-
CNPJ: 21.547.528/0001-55Insc.Mun.: 0.630.368-4Telefones:(21) 98137-6540 Tim/WhatsApp(21) 3908-0887 Comercial
*Caso os números disponibilizados não atendam, poderemos estar embarcados ou em área de sobra no mar, envie sua solicitação via formulário (abaixo) que assim que possível retornaremos. Obrigado!
Curta nossa página no Facebook:Você poderá também CLICAR AQUI e nos enviar sua solicitação.Assim que possível, entraremos em contato!NOTA IMPORTANTE:Se na data agendada, o tempo não permitir a realização do passeio, podemos reagendá-lo, para uma outra data disponível. O mais importante são as condições marítimas, nem sempre dias de sol querem dizer que se possa navegar, muitas vezes somos obrigados a transferir a data por motivos de ondas altas e ressacas em toda nossa orla e muito reflexo por toda a Baia de Guanabara.Salvatagem completa, coletes, bóias tipo "macarrão". Segurança total, mestre com muita experiência, prezamos pelo conforto e qualidade no atendimento.
Embarque e desembarque, SOMENTE pelo píer nobre da Marina da Glória!